No artigo anterior nós abordamos todo o universo da aromaterapia: o que é, como funciona, quais seus benefícios e suas indicações, como também a relação dos óleos essenciais na aromaterapia. Agora vamos aprofundar esse conhecimento entendendo como o corpo humano absorve as propriedades dos óleos essenciais e qual o caminho mais rápido e completo de usufruir de todos os seus benefícios.
O óleo essencial é a parte mais refinada da planta, onde existe a maior quantidade do princípio ativo dela.
Uma gota equivale a 25 xícaras de chá da planta.
A aromaterapia utiliza óleos essenciais e atualmente ela é considerada uma forma de medicina interativa ou complementar, atuando na prevenção e no tratamento de, absolutamente, todos os desequilíbrios energéticos que estejam afetando a parte física, emocional e vibracional do corpo, beneficiando a cura de doenças e promovendo o equilíbrio integral do ser humano.
Os óleos essenciais penetram o corpo humano por diferentes caminhos
Caminho Respiratório: a respiração significa vida em todos os sentidos. Ela nutre o corpo com ar enriquecido de oxigênio, elemento vital para a existência do ser humano
Os pulmões são responsáveis pela respiração primária e pela interação imediata com o ambiente. A absorção dos óleos essenciais através do sistema respiratório é mais rápida do que a absorção através da via dermal (pele) ou mesmo da aplicação por via oral.
- Caminho cutâneo (pele): Atuam desde a extensão mais superficial (pele) até as estruturas mais profundas do corpo humano.
Os óleos essenciais penetram na pele através dos dutos das glândulas sudoríparas. A maioria dos componentes de um óleo essencial é lipossolúvel, o que facilita a penetração do óleo pelo organismo.
Uma vez absorvidos pela epiderme, os óleos são gradualmente liberados para a derme. Na derme, as moléculas de óleo essencial penetram nos vasos sanguíneos e são transportados para todo o organismo promovendo cura, equilíbrio e ajuda na manutenção da homeostasia do corpo – processo de regulação pelo qual o corpo mantém-se equilibrado proporcionando assim bem-estar geral.
Se na área sobre a qual o óleo essencial foi aplicado é massageada, a absorção aumenta pelo efeito do fluxo sanguíneo, que é aumentado pela massagem.
Profissionais da saúde sustentam que os adesivos são a forma do futuro de introdução de medicamento no corpo humano. Essa afirmação se dá pelo reconhecido poder de absorção da pele, tendo em vista que se o medicamento for introduzido no organismo através deste método ele segue diretamente para a corrente sanguínea, ignorando assim, o sistema digestivo e o fígado, que filtram os medicamentos antes que eles façam efeito.
Uma prova muito clara de que os adesivos já estão nesse caminho são os exemplos comuns de pílulas anticoncepcionais, nicotina, tratamento para asma, diabetes e tratamento para emagrecimento.
- Caminho olfativo: O senso olfativo humano é um sistema tão primitivo quanto sofisticado e fundamental para a sobrevivência, assim como também na contribuição para a boa saúde e o bem-estar geral do indivíduo.
Marguerite Maury (1989) observou que os óleos essenciais afetam diretamente a consciência a qual influencia o comportamento, segundo suas observações o poder de percepção se torna mais claro e mais apurado – pode-se ver coisas e eventos em sua real perspectiva; a mente consciente se torna mais alerta e rica em criatividade. Eles induzem sentimentos verdadeiros e a liberdade de expressar-se de forma direcionada no nível mental.
As células do nervo olfativo são as únicas com capacidade de se regenerar.
Através da inalação ou absorção, o óleo essencial promove um tratamento natural e têm um rico potencial terapêutico beneficiando a saúde a níveis físicos e emocionais. Quando inalados, os sinais aromáticos alcançam diversas regiões celebrais, entre elas o sistema límbico (do Latim limbus que quer dizer fronteira) localizado no centro do cérebro ele é responsável pela memória olfativa e pelas emoções, como: medo, raiva, prazer, alegria, afeto e outros. Atua também como centro despertador e controlador do desejo sexual e da fome.
O sistema límbico lida com a parte do cérebro responsável por regular os sentimentos, emoções, memória, aprendizagem e energia físicas, a absorção dos óleos essenciais através do sistema límbico dispara neuroquímicos que podem ser sedativo, relaxante, estimulante, ou de efeito eufórico.
A reação que o corpo tem frente aos aromas é mais rápida que a reação para a dor ou para o som:
- Reação ao aroma: 0.5 segundos
- Reação a dor: 0.9 segundos
- Reação ao som: 0.15 segundos
Isto sugere que o olfato pode ser o mecanismo primário de defesa importantíssimo para a preservação da vida.
Onde comprar Óleos Essenciais?
Se você busca ter mais saúde e bem-estar para você e para a sua família, considere usar Óleos Essenciais dōTERRA. Aqui em nosso site, você tem acesso a uma grande variedade de Óleos Essenciais Simples, Blends de Óleos Essenciais além de Kits e Coleções especiais de óleos essenciais e pode efetuar a sua compra de forma muito simples por cartão de crédito, através do Paypal ou solicitar um contato de nossos consultores.