Para quem está iniciando nesse universo, a pergunta mais comum é a de como usar óleos essenciais. Tradicionalmente, certos métodos de aplicação de óleo essencial foram preferidos ou utilizados exclusivamente. No entanto, como a pesquisa em torno óleos essenciais continua a se desenvolver, uma maior compreensão dos métodos de aplicação é agora mais compreendida.
Todos os métodos de aplicação são seguros quando usados adequadamente, incluindo métodos aromáticos, tópicos e internos. Um ou vários métodos de aplicação podem ser usados para uma ampla gama de aplicações de bem-estar emocional e físico. Eles podem ser usados com um único óleo de cada vez ou em misturas complexas em um dos três métodos:
Aromático
O olfato é uma ferramenta que pode gerar poderosas respostas fisiológicas, mentais e emocionais. Os óleos essenciais são rapidamente absorvidos pelos receptores do cheiro, que têm uma ligação direta ao sistema límbico através do nervo olfativo.
O sistema límbico é parte do cérebro que suporta uma variedade de funções, incluindo olfato, emoções, comportamento e memória. Por esta razão, os óleos essenciais têm um efeito especialmente poderoso através da aplicação aromática.
Alguns óleos essenciais induzem efeitos estimulantes ou revigorantes, enquanto outros são mais calmantes. A difusão é um dos métodos mais simples para o uso aromático de óleos essenciais.
Difusores que usam ar frio ou água são ideais. No entanto, o uso de óleos essenciais de forma aromática não requer quaisquer dispositivos especiais de difusão.
Você pode obter os mesmos benefícios de saúde, simplesmente colocando algumas gotas de óleo essencial na palma da mão em formato de concha ao redor do nariz e respirando profundamente.
Usos aromáticos adicionais para óleos essenciais incluem:
- Aplique óleo em uma bola de algodão e coloque nas aberturas de ventilação do seu veículo
- Misture os óleos em um frasco de spray com água e borrife sobre móveis, tapetes ou roupas de cama
- Adicione óleo essencial a uma gaveta de roupas
- Utilize em enceradeiras ou equipamentos de limpeza doméstica
Tópico
Aplicação tópica é um método muito eficaz para a utilização de óleos essenciais. Os óleos essenciais possuem baixo peso molecular e são lipídicos solúveis, eles penetram facilmente na pele. Uma vez absorvidos, eles permanecem na área aplicada para um benefício localizado.
Embora óleos essenciais são prontamente absorvidos, existem muitas maneiras de aumentar a absorção. Uma leve massagem aumentará o fluxo de sangue para a área de aplicação, e por sua vez vai melhorar a distribuição em todo o corpo.
O uso de um óleo transportador também pode aumentar a absorção, especialmente na pele que é seca ou escamosa, pois ajuda a hidratar a pele.
Para diminuir a probabilidade de desenvolver uma sensibilidade da pele, especialmente em pele jovem ou sensível, é aconselhável usar um óleo transportador (como óleo de coco fracionado) para diluir óleos mais potentes ou ao utilizar um óleo pela primeira vez. A proporção recomendada de diluição é tipicamente uma gota de óleo essencial para três gotas de óleo transportador.
É sempre aconselhável usar várias pequenas doses ao longo do dia em vez de uma única dose grande. Comece com a menor dose possível (1-2 gotas). Uma dose tópica pode ser repetida a cada 4-6 horas conforme necessário. Porque cada indivíduo é único, a dose irá variar para cada indivíduo com base no tamanho, idade e estado de saúde geral.
Áreas benéficas que você pode aplicar óleos essenciais
- Pescoço
- Testa e têmporas
- Peito e abdômen
- Braços, pernas, parte inferior dos pés
- Outros Métodos Eficazes de Aplicação Tópica
Adicione algumas gotas de óleo a um banho quente
Faça uma compressa quente ou fria por imersão de uma toalha ou pano em água, adicionando óleos essenciais e, em seguida, aplicando para a área desejada
Adicione óleo a uma loção ou hidratante e aplique na pele
Áreas sensíveis a serem evitadas:
- Algumas áreas faciais, como a pele ao redor dos olhos
- Olhos e parte interna das orelhas
- Pele rachada, danificada ou ferida
Interno
Certos óleos essenciais têm uma história culinária rica e podem ser usados como suplementos dietéticos que suportam uma variedade de condições saudáveis. Quando você utiliza canela em sua aveia, quando saboreia uma xícara de chá de hortelã ou adiciona folhas de manjericão fresco no seu espaguete, você está realmente consumindo alguns compostos aromáticos voláteis do óleo essencial.
O óleo essencial contribui com muitos benefícios para a saúde, bem como propriedades aromatizantes e aromáticas para os alimentos. Quando em sua forma concentrada, óleos essenciais podem ser usados como suplementos dietéticos com os mais diversos benefícios para a saúde. O uso interno é um método muito seguro e eficaz de aplicação por causa dos sofisticados processos fisiológicos de nossos corpos.
Quando ingeridos, os óleos essenciais entram diretamente na corrente sanguínea através do trato gastrointestinal, onde são transportados por todo o resto do corpo. Óleos essenciais são lipídicos solúveis, para que sejam prontamente transportados para todos os órgãos do corpo, incluindo o cérebro. Então, como todas as coisas que consumimos, óleos essenciais são metabolizados pelo fígado e outros órgãos e, em seguida, são excretados.
A composição de óleos essenciais é altamente complexa. Cada constituinte possui um conjunto único de propriedades bioquímicas que reagem com células e órgãos de diferentes maneiras. Embora esses mecanismos de ação não sejam completamente compreendidos, os resultados finais positivos foram demonstrados. No entanto, o corpo está equipado apenas para lidar com doses adequadas de óleos essenciais.
A dosagem adequada de acordo com as recomendações de rotulagem e outras orientações profissionais deve ser rigorosamente seguida para evitar a toxicidade.
Métodos Eficazes de Aplicação Interna
- Use óleos em receitas para cozinhar ou assar para substituir ervas frescas ou secas e especiarias
- Lembre-se que os óleos essenciais são muito mais potentes do que ervas secas ou especiarias frescas, então comece com uma quantidade muito pequena
- Para óleos mais potentes, pode ser melhor administrá-los por palitos (mergulhe a extremidade de um palito limpo no óleo e, em seguida, adicione ao alimento) em vez de gotas
- Adicione óleos essenciais à água, batidas, leite, chá ou outras bebidas
- Tome os óleos essenciais em uma cápsula vegetariana ou adicione uma pequena quantidade de maçã ou iogurte
Se você gostou desse artigo, comente abaixo e se deseja mais informações, entre em contato conosco!